quinta-feira, 26 de março de 2009

Asinoterapia e Hipoterapia

A asinoterapia, tal como o próprio nome sugere, encarrega-se de utilizar burros como animais de terapia na ajuda a quem a utiliza.
Sendo a TAA menos conhecida de todas, esta é muitas vezes substituída pela hipoterapia (também conhecida por equinoterapia), que funciona da mesma forma, mas utilizando cavalos em vez de burros, que por serem mais “famosos” têm mais prestígio entre a nossa população.
Estes dois tipos de terapia auxiliada por animais têm uma certa vantagem em relação às outras, já que estas não se centram simplesmente no contacto entre o paciente e o animal, mas juntam os dois num só, uma vez que o doente não só toca no animal como o monta.Ao andar, o cavalo ou o burro provoca movimentos tridimensionais (frente/trás, esquerda/direita, cima/baixo) que se assemelham ao próprio andar humano e que se encontram alterados em muitos dos utilizadores deste tratamento. Assim, a contínua transmissão dos movimentos auxilia doentes com problemas motores, na medida em que promove a sua reabilitação permitindo muitas vezes que estes recuperem o controlo motor.

Sem comentários:

Enviar um comentário