quinta-feira, 26 de março de 2009

Terapia Auxiliada por Animais (TAA)

A Terapia Auxiliada por Animais (TAA) é um programa alternativo de tratamentos a doentes com incapacidades físicas ou psicológicas, onde são utilizados animais domesticados e treinados para a recuperação dos pacientes que a procuram. Esta terapia foca, essencialmente, o seguinte tipo de população:

· Idosos em lares;
· Pessoas fisicamente fragilizadas ou hospitalizadas;
· Crianças e adultos com problemas de aprendizagem ou com deficiência mental;
· Crianças e adultos psicologicamente fragilizados;
· Crianças provenientes de famílias em risco;
· Adultos com problemas sociais e/ou de adaptação.

Este inovador conceito surgiu no ano de 1792, em Inglaterra, onde numa instituição mental foi criado um programa terapêutico experimental que consistia no tratamento de animais de quinta por parte dos doentes. Em 1867, foi utilizada na Alemanha em doentes psiquiátricos.
No entanto, apenas em 1940 se verificaria a sua verdadeira expansão, quando os terapeutas começaram a perceber os seus benefícios, sendo, nos anos 60, editadas e publicadas as primeiras observações dos seus benefícios em pacientes com desordens psicológicas.
Desde então, este tipo de terapia tem vindo a expandir-se por todo o mundo ocidental, devido aos progressos bem visíveis que tem nos pacientes, melhorando as suas capacidades de coordenação, interacção, inter-ajuda, e até a sua auto-estima.

Sem comentários:

Enviar um comentário