quarta-feira, 1 de abril de 2009

Importância

Desde cedo o Homem percebeu a importância de possuir animais de estimação. Inicialmente com o gato e o cão o homem aprendeu que ao tê-los junto de si seria benéfico para ambos. No entanto, ao princípio, estes apenas serviam para matar pragas indesejáveis, manter os intrusos distantes e vigiar os rebanhos. Ao domesticar o cavalo conseguiu movimentar-se para mais longe e mais rapidamente, manteve bovinos perto de si e além da preciosa carne aproveitou ainda o leite e pele proporcionados, e desta forma o número de animais domésticos foi aumentando assim como as suas utilidades. Mais tarde, as pessoas começaram a aproximar ainda mais os cães e gatos das suas famílias tirando partido do amor e carinho que estes tinham para dar, sendo que a partir deste momento nunca mais se separaram.
Na sociedade actual os animais domésticos (não nos referindo ao considerados de quinta) são cada vez mais comuns e a sua companhia é cada vez mais apreciada. Sabe-se agora que o convívio com os animais ajuda no desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças e adultos em geral. Alias, está provado que crianças com animais a seu cargo tornam-se adultos mais responsáveis e autodidactas, além de que o facto de se possuir um animal de estimação pode promover, para a criança, um primeiro contacto com a morte ajudando-a assim a superar esta realidade no futuro. Estudos recentes realizados na Alemanha indicam que famílias com animais domésticos são menos propensas a doenças, sendo que um estudo da secção de Alergia e Imunologia da Universidade da Geórgia concluiu também que a presença destes no seio familiar, ao contrário do que se julgava, reduz o risco de alergia já que o contacto animal-pessoa estimula o sistema imunitário diminuindo o risco das alergias mais comuns.
Bem, quer seja pela segurança e afecto que um cão nos possa dar, quer seja pela companhia que um gatinho oferece, quer seja pela tranquilidade que um peixe nos transmita, quer pelo sentido de responsabilidade impute, tudo são boas razões para se ter um animal de estimação. Assim, quer opte por um cão, gato, ou algum menos usual, não duvide que este será benéfico tanto para si, como para toda a sua família.E j á agora. Quem consegue resistir-lhes?!
Text by Ricardo Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário